banner-gaia-AF

Reciclagem de entulho: fator vital para a construção sustentável

Reciclagem de entulho: fator vital para a construção sustentável

????????????????????????????????????

Não é preciso ser profissional do setor para saber a quantidade expressiva de entulho que uma construção ou demolição produz, não é mesmo? Nesse sentido, os resíduos gerados de uma obra civil vêm acompanhados de um enorme desperdício de materiais, o que resulta no aumento de custos, descarte clandestino e, consequentemente, na contaminação do meio ambiente. Efeitos quase sempre incalculáveis e devastadores.

Na contramão desse cenário, a construção sustentável tem ganhado força no Brasil e, junto com ela, recursos e procedimentos que minimizam ou mesmo põem fim a ações ecologicamente negativas. É aí que entra a reciclagem de entulho, prática indispensável a construções que prezem por sustentabilidade e que merece destaque e adesão do setor por seus inúmeros benefícios.

Segundo Levi Torres, ambientalista e coordenador da Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição – ABRECON, com a reciclagem de entulho a obra ganha não apenas adotando o material reciclado, mas também a gestão total dos resíduos no canteiro de obras. “Desta forma, cria-se mecanismos para reduzir o desperdício e o custo de descarte do entulho, diferença fundamental entre uma obra que faz a gestão correta dos detritos e emprega os reciclados e uma construção que não faz uso deles”, observa.

O que é e como funciona a reciclagem de entulho?

Ao contrário do que muitos imaginam ser, a reciclagem de entulho é o processo que utiliza materiais oriundos de construções – conhecidos como entulho classe A e inertes, geralmente restos de alvenaria, concreto e cerâmica – como matéria-prima central. Essa sim, por sua vez, é quem dá vida ao chamado agregado reciclado, resultado do processo de reciclagem dos resíduos da construção civil e demolição (RCD) e produzido de acordo com as normas nº 15112, 15113 e 15114 de 2004 da ABNT.

Classificacao-dos-residuos-de-acordo-com-a-resolucao-ABNT_ABRECON-800x (1)

fonte imagem: Abrecon

 

 

Torres explica que o entulho chega à usina, passa por triagem, é britado e, logo após, classificado de acordo com a sua granulometria e tamanho. É a partir daí que se criam novos produtos para a construção. “A reciclagem de entulho é mais eficiente quando o resíduo já vem selecionado da obra, pois a usina recebe muito lixo, o que dificulta a separação do entulho e reduz a sua reciclagem”, completa o ambientalista.

 

 

 

FONTE: TEMSUSTENTAVEL.COM.BR

AUTORA: Michele Lopes

Posts relacionados

Desenvolvimento de projetos e licenciamentos ambientais junto a Agrodefesa, Ministério da Agricultura, DNPM, IBAMA, SECIMA, AMMA, SEMMA e outros órgãos ambientais em todo o Brasil.

Saiba Mais