banner-gaia-AF

Terreno de antiga fábrica de gás abriga uma das maiores hortas do Canadá

Terreno de antiga fábrica de gás abriga uma das maiores hortas do Canadá

1-fazenda-urbanaAs fazendas urbanas estão se tornando cada vez mais comuns. Elas surgiram da união de espaços de concreto, com áreas verdes voltadas para produção agrícola. Esse conceito ainda é muito recente, mas já é defendido por muitos especialistas e está ganhando diversos adeptos ao redor do mundo.

O Canadá resolveu entrar nessa onda e criou o Sole Food, que comprova que é, sim, possível produzir alimentos saudáveis em grande quantidade em áreas urbanas. O projeto foi desenvolvido em Vancouver, em uma antiga fábrica de gás desativada, e este ano vai produzir cerca de 60 toneladas de alimentos.

“O termo agricultura urbana está cada vez mais comum. Os plantios em casas ou calçadas normalmente são apenas mais uma opção de jardinagem, por não ganharem escala, como acontece nesse empreendimento”, explicou o cofundador da fazenda urbana, Michael Abelman, em entrevista para o site Fast Co.Exist.

Essa iniciativa ajudou a revitalizar a área que estava abandonada em uma das regiões mais pobres de Vancouver, ligando a produção de alimentos aos consumidores finais. Além disso, o projeto colaborou para o desenvolvimento social e econômico do local.

A construção foi feita através de estruturas de madeiras, para que não houvesse nenhum tipo de contaminação residual do solo e para que o transporte fosse facilitado para outras localidades.

O Sale Food hoje emprega mais de 25 funcionários que têm dificuldades de se recolar no mercado de trabalho e que cuidam da terra e da colheita. A horta que produz frutas, verduras, legumes e ervas é a maior fazenda urbana em toda a América do Norte, segundo Adelman, e, para não perder a posição, os empreendedores já programam aumentar a produção.

O objetivo principal é gerar uma quantidade significativa de empregos dentro da cidade.

Para saber mais informações sobre o projeto acesse o site da Sole Food e conheça essa incrível iniciativa.

 

FONTE: PENSAMENTOVERDE.COM.BR

Posts relacionados

Desenvolvimento de projetos e licenciamentos ambientais junto a Agrodefesa, Ministério da Agricultura, DNPM, IBAMA, SECIMA, AMMA, SEMMA e outros órgãos ambientais em todo o Brasil.

Saiba Mais